Dica Literária: "Uma questão de vida e morte"de Irvin e Marilyn Yalom
- Gabriela Bueno
- 26 juil. 2024
- 2 min de lecture
Dernière mise à jour : 27 juil. 2024
Recentemente, li o livro “Questão de Vida e Morte”, de Irvin e Marilyn Yalom, para o Clube de Palavras da @ana_suy. Esse livro me tocou profundamente. Ele fala sobre morte, perda, amor, respeito e solidão de uma forma delicada e dura ao mesmo tempo. Não consegui conter as lágrimas ao ler os capítulos e acompanhar as descrições tão sinceras dos sentimentos dos autores.
A obra narra os últimos meses de vida de Marilyn, diagnosticada com um câncer terminal. Irvin e Marilyn, que viveram juntos por mais de 60 anos, expressam com honestidade suas emoções e a aceitação da finitude. O livro acompanha desde o diagnóstico até a morte de Marilyn, mostrando como cada um lidou com essa realidade. Irvin, um marido dedicado e apaixonado, consegue demonstrar com delicadeza uma dor crua e difícil de aceitar. O amor entre eles é palpável e explícito em cada página, mas o que realmente se destaca é o respeito e a admiração mútuos. Mesmo nas decisões mais dolorosas em relação à finitude da vida, o respeito sempre prevaleceu.
Com base no trabalho de Irvin em psicoterapia sobre o medo da morte e sua experiência pessoal, “Uma Questão de Vida e Morte” busca responder às perguntas que todos temos sobre o fim da vida: Quanto estamos dispostos a suportar para continuar vivos? Como podemos tornar nossos últimos dias os mais indolores possíveis? Como podemos deixar este mundo para as próximas gerações? O livro é um retrato inesquecível do amor e uma reflexão firme sobre o que significa viver e morrer bem.
Mais uma obra de Yalom que emociona e surpreende. É o tipo de leitura que aquece o coração e a alma (e emociona muito, não diga que não avisei rs).



Commentaires